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Conheça nesse post quais são os 7 alimentos que você deve evitar na terceira idade

A comida desempenha um papel central em nossas vidas. Comer é uma maneira de nos sustentar e portanto, uma parte importante de nossa cultura. As pessoas costumam marcar grandes eventos da vida com um grande banquete – desde bolos de casamento a bolos de aniversário, belos pacotes de férias com a família e almoços casuais com amigos. Quem não fica ansioso por uma boa refeição, não é mesmo?

Mas à medida que envelhecemos, nossos hábitos alimentares podem mudar. Talvez você esteja restrito a uma dieta especial depois de desenvolver uma alergia ou outra condição. E com o passar do tempo, as mudanças na vida podem tornar mais difíceis de comprar ou preparar refeições regulares. Mas uma coisa nunca mudará: a importância de uma alimentação saudável.

Você já deve conhecer os alimentos que deve incluir em uma dieta saudável, mas sabe o que deve evitar? Por isso nós aqui da Casa de Repouso Brilho do Sol, a sua melhor casa de repouso em São Paulo preparamos essa postagem com os 7 alimentos que você deve evitar na terceira idade!

Aqui estão 7 alimentos que você deve evitar na terceira idade (ou reduzir drasticamente) à medida que envelhece e por quê:

1. Ovos crus ou mal cozidos, carne e aves

Alimentos mal cozidos, como ovos, carne, frango e sushi podem causar intoxicação alimentar, o que pode desencadear sepse e choque séptico. Embora qualquer pessoa possa desenvolver infecção e sepse, os idosos correm maior risco.

2. Alimentos com alto teor de sódio

Demasiado sal pode ser um problema para os adultos mais velhos, especialmente se você tem um histórico de hipertensão. Se a sua comida estiver com falta de sabor, tente adicionar diferentes tipos de ervas e especiarias, em vez de carregar com sal de mesa. Além disso, sempre revise o teor de sódio nos rótulos nutricionais. De acordo com especialistas da Divisão Nacional de Academias de Ciências, Saúde e Medicina, idosos com mais de 71 anos devem limitar sua ingestão de sódio a não mais do que 1,2 gramas por dia.

3. Cafeína

A cafeína não só impede que muitas pessoas tenham uma boa noite de sono, como também pode aumentar a ansiedade e fazer seu coração bater mais rápido ou irregularmente. Isso pode ser perigoso se você tiver um problema cardíaco . Além do café, a cafeína também é encontrada em muitos chás, alguns refrigerantes, chocolate e até mesmo alguns medicamentos, incluindo analgésicos vendidos sem receita.

4. Refrigerantes e bebidas açucaradas

Um refrigerante gelado pode parecer tentador se você estiver com calor e sede, mas refrigerantes e muitas bebidas esportivas contêm uma grande quantidade de açúcar. O refrigerante pode conter 39 gramas de açúcar em uma porção de 300 ml, o equivalente a quase 10 colheres de chá de açúcar! Se você tem pré-diabetes, o consumo regular desses tipos de bebidas pode elevar seu nível de açúcar no sangue a um diagnóstico de diabetes. O excesso de açúcar também leva à obesidade e a outros problemas de saúde.

5. Bebidas “sem açúcar”

À primeira vista, uma bebida ou produto alimentar contendo um adoçante artificial pode parecer uma boa alternativa aos produtos ricos em açúcar, mas eles não são. Pesquisas mostram que os adoçantes artificiais contribuem para o ganho de peso e causam outros problemas de saúde. Embora as calorias possam ser mais baixas, você pode ficar tentado a consumir mais desses produtos para satisfazer um dente doce.

6. Bebidas alcoólicas

Desfrutar de uma bebida alcoólica ocasional é inofensivo para muitas pessoas. No entanto, se você vive com uma doença crônica, como diabetes, ou toma certos tipos de medicamentos, como anti-histamínicos, analgésicos (analgésicos) e medicamentos para hipertensão (pressão alta), o álcool deve ser evitado.

7. Alimentos com calorias vazias

Alimentos fáceis e rápidos, como biscoito recheado e batatas fritas, podem satisfazer sua de fome, mas não fornecem nutrientes necessários. Como muitos idosos ficam naturalmente menos ativos à medida que envelhecem, fica muito mais difícil trabalhar com calorias extras.

Comer uma dieta saudável é sempre uma boa ideia, mas à medida que envelhece, pode ser ainda mais importante. Reduzindo ou evitando a ingestão desses alimentos, você pode se sentir melhor e deixar seu corpo feliz também.